Pregão Bovespa

Uso do FGTS na capitalização da Petrobras será discutido em audiência

Foi aprovada, na quarta-feira (14), a realização de audiência pública para discutir a possibilidade de uso do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) na capitalização da Petrobras. A reunião, requerida pelo deputado Pedro Fernandes, ainda não tem data para ser realizada, de acordo com a Agência Câmara.

Preocupação
De acordo com o deputado, a possibilidade de utilizar o FGTS para investir no pré-sal e capitalizar a Petrobras é preocupante, pois o fundo poderá ficar saturado, com os cerca de 300 projetos que o afetam. Para Fernandes, a reunião servirá para que os parlamentares conheçam melhor o FGTS e repensem a utilização dos recursos do fundo para investir no pré-sal.

O outro lado

Para o presidente e fundador da ONG Instituto FGTS Fácil, Mario Avelino, o trabalhador precisa ter o direito de investir em ações da Petrobras no pré-sal. Avelino defende essa possibilidade porque, segundo ele, as ações da Petrobras trarão uma rentabilidade muito maior ao trabalhador do que o fundo de garantia , que atualmente rende 3% mais TR. "Quem investiu em ações de Petrobras em 2000, quando o governo autorizou o uso do FGTS para isso, está feliz com a lucratividade. Mesmo com a crise e as quedas abruptas do mercado, o rendimento foi maior do que seria se o dinheiro tivesse continuado no FGTS".

Nenhum comentário:

Postar um comentário